Juíza federal americana suspende deportações de refugiados decretada por Donald Trump

El País

Nenhuma pessoa que entre nos Estados Unidos com um visto em ordem poderá ser deportada pela ordem executiva assinada na sexta-feira passada pelo presidente norte-americano, Donald Trump – ao menos temporariamente.

Assim decidiu na noite de sábado, 28,  uma juíza do tribunal federal do Distrito Sul de Nova York, no Brooklyn, enquanto milhares de manifestantes tomavam terminais dos grandes aeroportos do país -de Chicago a Nova York, San Francisco ou Dallas- para condenar a medida.

A suspensão vai valer até o dia 21 de fevereiro, de acordo com a ordem de emergência (equivalente a liminar) emitida por Ann Donnelly contra a aplicação da proibição imposta a cidadãos de sete países majoritariamente muçulmanos.

A ação foi apresentada pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) em nome de Hameed Khalid Darweesh e de Sameer Abdulkhaleq Alshawi, dois cidadãos iraquianos que foram barrados ao chegar ao aeroporto JFK, próximo a Nova York.

“Nossos tribunais funcionaram hoje como um baluarte contra os abusos do Governo ou as políticas inconstitucionais”, disse um advogado dessa entidade.

Entre os que foram barrados no embarque, um cientista iraniano que vinha com uma bolsa para estudar em Harvard, uma família síria que vinha como refugiada, um iraniano estudante de doutorado na Universidade Yale, cinco iraquianos e um iemenita no aeroporto do Cairo.

Embora tivessem vistos, foram obrigados a voltar para seus países de origem.

Trump recebeu seu primeiro grande revés judicial.

A ordem executiva que, na prática, vetava a chegada ao país como refugiados ou imigrantes aos cidadãos de sete países maioritariamente muçulmanos, foi a primeira prova de fogo para esta Administração, e o sistema decidiu contra a Casa Branca e freou, por ora, a ação de Trump.

O ponto atacado do decreto é que ele afetava até cidadãos já possuidores de visto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s