Assembléia de Deus articula novo partido para 2018, com número 80 e o slogan: “ou 8 ou 80!”

O termo “cristão” e variações aparecem no nome de seis dos 56 partidos na fila do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para virar a 36º legenda brasileira.

lTem o PEC (Partido Ecológico Cristão), o PPC (Partido Progressista Cristão)…

O PRC (Partido Republicano Cristão) leva vantagem sobre os concorrentes: está sendo articulado com ajuda da Assembleia de Deus, a maior igreja evangélica do Brasil (30% dos 42 milhões de fiéis no Censo 2010, sendo que o total de evangélicos já saltou para três em dez brasileiros).

Essa gigantesca rede de fé deve facilitar a coleta de assinaturas mínimas, recolhidas em ao menos nove Estados, que o TSE exige para formar um novo partido –486 mil, ou 0,5% dos votos válidos na última eleição para a Câmara.

Fundada por missionários suecos em 1911, a Assembleia de Deus (AD) se multiplicou em várias ramificações, e elas não necessariamente dialogam entre si.

Não raramente, estão em lados avessos da política (algumas ficaram com a petista Dilma Rousseff, outras com o tucano José Serra, e parte com a então verde Marina Silva em 2010, por exemplo).

Pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Diogo Rais lembra do abuso de poder religioso nas eleições, como um candidato pedir voto em igrejas –em 2016, o prefeito reeleito de Penápolis (SP) foi alvo de ação, depois desconsiderada por um juiz.

Motivo: um pastor o exaltou em culto e chegou a dizer que o acessava com facilidade (“quando preciso falar com ele, tenho o WhatsApp dele”).

A ideia da Assembleia de Deus  é protocolar o pedido de criação do partido no TSE até o fim do ano e investir em cargos legislativos em 2018.

O pastor e deputado Fonseca quer que o número da futura sigla seja 80.

“Ou oito ou 80, né? (Folha)

Anúncios

Um pensamento sobre “Assembléia de Deus articula novo partido para 2018, com número 80 e o slogan: “ou 8 ou 80!”

  1. Santo Deus, quando teremos o anuncio do centésimo partido? Não temos um sistema fragmentado. Não temos um sistema pulverizado, nosso sistema partidário é esculhambado!
    vivemos num regime de total esculhambação política!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s