Proposta de Ney Lopes Jr: Natal é primeira cidade no Brasil, que implantará “mediação nos bairros”

Realizou-se ontem, 11, na Câmara Municipal de Natal, a primeira reunião da Frente Parlamentar, em defesa da Mediação Comunitária nos bairros da cidade de Natal.

A proposta é do vereador Ney Lopes Jr e o projeto de lei será votado após a Semana Santa.

Natal é a primeira cidade do Brasil a tomar essa iniciativa de implantação da Mediação Comunitária, como forma de melhor distribuir a justiça entre as classes menos favorecidas.

A proposição do vereador Ney Lopes Júnior recebe o integral apoio do Tribunal de Justiça do RN, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do juiz Herval Sampaio, coordenador estadual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc).

No próximo mês realizar-se-á no Rio de Janeiro  Encontro Nacional de Mediação, com a presença de membros dos Tribunais Superiores e Tribunais de Justiça, além de advogados e convidados.

O vereador Ney Lopes Jr será um dos expositores, a convite do juiz Herval Sampaio.

Ele fará exposição sobre a sua proposta, que é pioneira em todas as cidades brasileiras.

Opinião do blog – Já se publicou que o mediador extrajudicial foi criado na lei brasileira e que já existe há muito tempo.

Os interessados poderiam apenas recorrer à Internet e teriam informações sobre essa figura jurídica.

É verdade.

Porém, no caso do vereador Ney Lopes Jr, ele não apresentou proposta criando a figura do mediador, por saber que a legislação brasileira já regulamenta essa função no Judiciário.

O original do projeto de lei apresentado à CMN é a implantação de um mecanismo extra judicial, chamado “Mediação Comunitária” para distribuir a justiça com maior rapidez nos bairros de Natal, RN.

Note-se que Natal será a primeira cidade do país a dispor da Mediação Comunitária, nos vários bairros da capital.

Realmente, uma inovação e avanço, que permitirá, sobretudo, aos mais pobres, terem conflitos resolvidos, com celeridade e eficácia.

O vereador Ney Lopes Jr, em maio, irá a uma conferência no RJ, quando fará palestra sobre o seu projeto, que certamente servirá de referencia para o resto do Brasil.

Câmara Municipal de Natal debateu o projeto do vereador Ney Lopes Jr sobre “mediação nos bairros”, que coloca Natal como cidade pioneira em todo o Brasil, na distribuição direta da justiça junto às comunidades e a população mais carente.

Anúncios

Um pensamento sobre “Proposta de Ney Lopes Jr: Natal é primeira cidade no Brasil, que implantará “mediação nos bairros”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s