Leia e medite sobre “conselhos” de um dos mais bem sucedidos empresários do mundo

As frases de Warren Buffett, que farão entender a mente deste investidor bilionário.

O Oráculo de Omaha é como é conhecido o megaempresário norte americano Warren Buffett.

Ele tem esse apelido, pelo fato da empresa que preside localizar-se numa cidade com esse nome.

É o mais bem sucedido investidor no mundo, principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da empresa Berkshire Harhaway.

Warren Buffett construiu a Berkshire Harhaway ao longo de várias décadas, a partir de uma fabricante têxtil que tinha entrado em processo de falência, transformando-a numa poderosa empresa com uma enorme diversificação das áreas de negócio, desde os seguros à energia, passando pelos bens de consumo e pelo fabrico de doçaria.

O multimilionário alcançou estes resultados, através de uma filosofia de gestão que se focaliza na importância dos resultados financeiros trimestrais e que dá autonomia aos diretores

Com uma história invejável de sucesso nos negócios, o bilionário tem experiência de sobra e suas palavras servem de fonte de inspiração para muitos investidores profissionais e amadores.

Pensamentos e frases de Buffett estão espalhados pela imprensa internacional, que transmitem sua visão do mundo dos negócios e das finanças.

Leia e reflita sobre algumas dessas frases, a seguir.

Árvore

“Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo.”

Filhos

“Quero dar a meus filhos bastante dinheiro para que possam fazer o que quiserem, mas não dinheiro o bastante para que não façam nada.”

Insônia

“Você vai dormir tranqüilamente só de pensar que a barba de 2 bilhões e meio de homens está crescendo enquanto você dorme. Ninguém da Gillette tem insônia.”

O corpo

“Tratem seu corpo como se fosse o único carro que terão. Mimem esse carro. Guardem-no na garagem todas as noites, consertem todos os amassados e troquem o óleo todas as semanas.”

Honestidade

“Honestidade é um presente muito caro. Não espere isso de pessoas baratas.”

Reputação

“Perca dinheiro da firma, e eu serei compreensivo. Perca uma migalha da reputação da firma, e eu serei impiedoso.”

Mercado

“A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor.”

Fique longe do barulho

“Eu insisto que muito tempo deve ser gasto, quase todos os dias, para apenas sentar e pensar. É algo muito incomum nos EUA. Eu leio e penso. Então eu leio e penso mais, e tomo menos decisões por impulso do que a maioria das pessoas no ramo dos negócios. Faço isso porque eu gosto deste tipo de vida.”

Conheça sempre com quem você está lidando

“Você não pode fazer um bom negócio com uma pessoa ruim.”

Aja com integridade

“É necessário 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para destruí-la. Se você pensar sobre isso, fará as coisas de forma diferente.”

Opte pelo mais simples

“Não é necessário fazer coisas extraordinárias para ter resultados extraordinários.”

Você não precisa ser um gênio para investir bem

“Você não precisa ser um grande cientista. Investir não é um jogo onde o sujeito com QI 160 vence o outro com QI 130.”

Siga o público correto

“É melhor andar com pessoas melhores que você. Escolha associar-se com aquelas cujo comportamento é melhor que o seu e você caminhará nesta direção.”

Faça da leitura um hábito

“Eu apenas sento no meu escritório e leio o dia todo.”

Vá no caminho contrário

“Tenha medo quando os outros estão gananciosos e ganância quando os outros estão temerosos.”

Dê àqueles que têm menos

“Se você faz parte do 1% mais sortudo da humanidade, você deve a ela pensar sobre os 99% restantes.”

Algumas coisas levam tempo

“Não importa quão grande seja o talento e o esforço, algumas coisas simplesmente levam tempo. Você não pode fazer um bebê em um único mês usando nove mulheres grávidas.”

Coisas ruins demoram a aparecer em cenários favoráveis

“Você só descobre quem está nadando nu quando a maré baixa.”

Alimente-se como quiser

“Se eu consumo 2,7 mil calorias por dia, um quarto disto é Coca-Cola. Eu bebo ao menos cinco latas por dia. Faço isto todos os dias … Eu chequei as tabelas de expectativa de vida e as melhores taxas estão entre as crianças de seis anos de idade. Então decidi me alimentar feito uma criança de seis anos.”

Não esqueça a regra básica dos negócios

“Preço é o que você paga; valor é o que você recebe.”

A definição de sucesso

“Eu meço o sucesso pela quantidade de pessoas que me amam.”

Seja confiante

“Eu sempre soube que seria rico. Não acho que tenha duvidado disso um minuto.”

Tentar

Se você acertou, pare de tentar.

Dinheiro

Regra número 1: nunca perca dinheiro.
Regra número 2: não esqueça a regra número 1.

Onde aplicar

Não ponha dinheiro onde não entende, não aplique em empreedimentos endividados, aplique em coisas simples (pé no chão) mas que nunca deixarão de ser usadas (comida, refrigerante, aparelhos de barbear, cerveja).

Risco

O risco vem de não saber o que você está fazendo.

Negócio

Nunca invista em negócio que você não entende

Gastar

Não guarde o que resta depois de gastar, mas sim gaste o que sobrou depois de guardar.

Deixe um comentário

