Saiba o que acontece para quem perdeu o prazo de declarar IR-2017

O valor da penalidade mínima é de R$ 165,74, mais 1% sobre o imposto devido a cada mês que passar, limitado a 20% do tributo, mesmo que já tenha sido integralmente pago.

O contribuinte tem que entregar o mais rápido possível e pagará multas cabíveis. Depois de perder o prazo, o ideal é enviar logo a declaração para evitar que a multa aumente — afirma Roberto Gonzaga, sócio-diretor da Quality Accounting.

O contribuinte que perdeu o prazo — também encerrado na sexta-feira — para quitar a cota única ou a primeira parcela do IR, que pode ser dividido em até oito vezes, também precisa estar atento.

Nesse caso, a multa é diária, de 0,33% sobre o imposto a pagar, com limite máximo de 20%, mais juros medidos pela taxa Selic (atualmente em 11,25% ao ano).

Ao alcançar os 20%, a multa é travada e somente os juros passam a incidir.

É importante destacar que quem entrega depois do prazo pode alterar o modelo de declaração: simplificado (correspondente à dedução de 20% dos rendimentos tributáveis), limitado a R$ 16.754,34, ou completo, com a inclusão de todas as deduções legais, como gastos com dependentes e despesas médicas.

Quem entregou corretamente, mas precisa fazer alguma alteração nas informações, não pode mudar a forma escolhida no início do processo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s