Diante de quadro político confuso no RN, Robinson e Raniere “conversam”, com “olho” em 2018

Do editor

O governador Robinson Faria, do RN, recebeu ontem, 15, o presidente da Câmara Municipal de Natal e da Federação das Câmaras (Fecam), vereador Raniere Barbosa (PDT).

Oficialmente na pauta estava o projeto da Fecam de levar atividades legislativas, de esporte e de assistência à zona Norte de Natal.

Extra oficialmente teria sido conversa política, com o “olho” em 2018.

Pela sua posição de presidir a CMN, o vereador Raniere Barbosa é um legítimo interlocutor do prefeito Carlos Eduardo, de quem nunca se afastou.

Portanto, o governador teve a pessoa ideal para insinuar uma parceria com Carlos Eduardo, conforme se especula na política local.

A proposta seria Carlos Eduardo para governador e Robinson para Senador, ou vice versa.

Na conjuntura atual, o sistema governista necessita realmente de “uma boia de salvação”, diante das notórias dificuldades políticas que enfrenta.

A maioria dos correligionários da primeira hora foi preterida, afastada e até humilhada pelo desprezo e o isolamento.

“Cristãos novos” ocuparam os espaços.

E agora?

Será que esse novo contingente de “correligionários” terá a densidade política, fidelidade, compromissos e experiência para preservar o mandato do Governador, ao qual aderiram pós-eleição?

Ou o governador sentirá a falta dos companheiros de primeira hora?

Se o PSDB partir para a disputa do governo estadual, como deixou claro na última Convenção em Mossoró, o sistema governista perderá um aliado de peso.

Se Carlos Eduardo partir para unir-se à Rosalba Ciarlini, Carlos Augusto e Betinho Rosado, o quadro se tornaria crítico para a tentativa de reeleição.

Usar o prefeito Jaime Calado, que se diz próximo do governo estadual, para reconstruir pontes com Fátima Bezerra e o PT não deixaria de ser uma possibilidade, porém muito precária para viabilizar a reeleiçao em 2018.

Por todas essas razões, o encontro de ontem abre uma “porta” e a pretexto de prestigiar os vereadores, o governador encontra a oportunidade de negociar com Carlos Eduardo, através do Presidente Raniere Barbosa, inegavelmente o pré-candidato ao governo do RN melhor posicionado no tabuleiro político potiguar, ate o momento.

A duvida é se Carlos Eduardo aceitaria esse acordo e em que termos.

O Prefeito de Natal demonstra muita preocupação em preservar seu estilo e perfil político.

O que se conclui é que a audiência do Presidente da Câmara Municipal de Natal com o Governador do Estado, gerou especulações e hipóteses para o quadro eleitoral do estado.

Aguardemos os desdobramentos futuros!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s