Marcos Valério cita Fernando Henrique Cardoso, Lula, José Serra e Aécio Neves

O empresário Marcos Valério, condenado pelo mensalão, disse à Polícia Federal, em delação premiada, ter intermediado contribuição de caixa 2 da Usiminas para campanhas políticas entre 1998 e 2002, segundo informações do jornal “O Globo”, deste sábado (22).

De acordo com a reportagem, foram doados R$ 1 milhão, conforme valores da época, para a campanha pela reeleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1998 e o mesmo valor para as campanhas de Lula (PT) e José Serra (PSDB) à presidência em 2002 e para a campanha de Aécio Neves (PSDB) ao governo de Minas Gerais também em 2002.

Os valores foram autorizados pelo então presidente da Usiminas, Rinaldo Soares. A delação precisa ser homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para ter valor jurídico, acrescenta o jornal.

Envolvidos negam acusações

A defesa do ex-governador de Minas Eduardo Azeredo (PSDB) afirmou que não iria fazer comentários sem ter acesso à delação. A defesa de Delúbio Soares também disse que não teve acesso e que o ex-tesoureiro do PT nunca cometeu ato ilegal.

Alberto Toron, advogado do senador Aécio Neves (PSDB-MG), afirmou que “o próprio Ministério Público, em outras oportunidades, reconheceu e descartou as inverdades dos discursos proferidos pelo senhor Marcos Valério”. Já a assessoria da Andrade Gutierrez afirmou que a empresa não comentaria a delação.

Competência. A lei permite que acordos de colaboração sejam fechados tanto pelo Ministério Público como pela Polícia Federal, mas há uma disputa sobre essa competência. (Tempo)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s