Popularidade de Macron despenca na França com reforma trabalhista e aumento da previdência

macronmania esfriou na França.

Enquanto no plano internacional o presidente Emmanuel Macron continua a ter imagem muito positiva, da fronteira para dentro ela começa a se desgastar.

Segundo pesquisa de opinião divulgada pelo jornal Journal Du Dimanche, em julho o índice de satisfação com o inquilino do Eliseu [palácio do Governo da França] desabou dez pontos.

É preciso recuar a 1995 para encontrar uma perda de popularidade tão forte para os primeiros cem dias de mandato de um presidente, os 15 pontos de queda de Jacques Chirac entre maio e julho daquele ano.

Segundo levantamento feito pelo instituto de pesquisa Ifop, 54% dos franceses estão satisfeitos com a atuação de Macron, contra 64% que se sentiam assim em junho.

Os descontentes aumentam de 35% para 43% no mesmo período.

Não há um elemento só ao qual atribuir a queda.

São na verdade vários fatores, e, o que pode ser mais preocupante para o Eliseu, é que alguns deles, como a iminente reforma trabalhista que o Governo prepara para o último quadrimestre e em relação à qual já foram anunciados protestos de sindicatos e partidos políticos para setembro, prometem não deixar de ter impacto negativo.

Outras das medidas preparadas pelo Governo de Macron que incidiram negativamente na percepção dos franceses são os planos de aumentar a contribuição social de maneira generalizada para a Seguridade Social, tema que inquieta particularmente os aposentados, bem como “a confusão em torno das medidas fiscais” planejadas pelo Executivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s