PT e PMDB unem-se com “olho” em 2018 e repetem aliança de Getúlio com Prestes

Afastados desde o impeachment de Dilma Rousseff, PT e PMDB já negociam alianças eleitorais locais em pelo menos seis estados: Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Piauí e Sergipe.

Em alguns casos, se conseguir ser candidato, o ex-presidente Lula, defensor da tese de que o afastamento de Dilma foi um “golpe”, deve dividir o palanque com políticos que inclusive votaram a favor da saída da petista, como os senadores peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Eunício Oliveira (CE).

Opinião do blog – As ambições em jogo na eleição de 2018 começam a justificar alianças eleitorais de partidos e grupos, que se opuseram recentemente na política brasileira.

Repetem-se alianças feitas no passado, que tiveram características semelhantes

A mais conhecida foi entre Getúlio Vargas e Luís Carlos Prestes.

Vargas fizera Prestes passar pelos piores momentos de sua vida.

Manteve o líder comunista trancafiado na prisão por dez anos depois de sua participação no levante comunista de 1935 e deportou sua mulher, a judia Olga Benário, para a Alemanha nazista.

Mesmo assim, Prestes aliou-se a Getúlio na democratização, sob o argumento de que as decisões do “partido comunista” eram mais importantes que qualquer mágoa pessoal.

Àquela altura, Prestes já era conhecido como o líder revolucionário de maior relevância na América Latina.

À frente da marcha que levava seu nome, a Coluna Prestes, comandou centenas de homens durante três anos, de 1924 a 1927, percorrendo mais de 25 mil quilômetros pelos confins do Brasil.

Pelo andar da carruagem, em 2018, Lula – se for candidato – será o Prestes de 1945, tendo ao seu lado no palanque eleitoral, os líderes de recentes conspirações repetidas para tirá-lo da vida pública.

Não se pode negar que essas alianças têm sido consideradas normais em vários países e revelam extremo pragmatismo político.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s