Dilma fortalece o PSD e viabiliza o seu palanque no RN, com a “dobradinha” Robinson e Fátima

Uma informação que poderá transformar a chapa Robinson para governador e Fátima Bezerra para o senado, no “palanque oficial” da presidente Dilma no RN.

O PSD se aproxima cada dia mais do governo federal e do PT.

A presidente Dilma Rousseff decidiu deixar o PMDB “de molho” na discussão da reforma ministerial e chamou dirigentes de outros partidos para definir as trocas do primeiro escalão, que pretende concluir até o carnaval.

Dilma conversou com o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e ofereceu ao PSD o comando do importante Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O ministro seria Guilherme Afif, que já está no governo.

Post scriptum – Está sendo difícil para Dilma satisfazer o “apetite” do PMDB, que enfrenta séria divisão interna.

Por outro lado, o PMDB não terá opção, senão apoiar à reeleição de Dilma.

Com o sexto ministério, ou não, a força do partido está condicionada à participação substancial que tem no governo federal e a indicação de quem será o vice-presidente, além dos comandos da Câmara e do Senado.

Já é grande a influência e participação política do PMDB no governo.

No caso do RN, o PMDB poderá “valorizar-se“,  ameaçando coligar-se com o partido do maior adversário da presidente, Eduardo Campos (PSB), através da aproximação com Vilma de Faria.

É dificil prever o “desfecho”.

Talvez, a ameaça do PMDB no  RN e em outros estados seja uma estrategia para ajudar o partido conseguir o sexto ministério e conciliar-se com o governo e o PT.

O que é muito improvável será o PMDB “romper”, deixar os ministérios, não indicar o vice, colocar em risco as presidencias da Câmara e do Senado em 2015 e apoiar Eduardo Campos, ou Aécio.

Se fizer isso partiria muito enfraquecido para as urnas em 2014.

Deixe um comentário